ARTE_LOGO_XXIV_SIMP_PLÁS_POR_RGB_500_PXI_sem_ano.png

28 de junho

8h30 - 9h50  

 Abertura Oficial 

 Realidade do mercado dos transformadores de plásticos no Brasil e perspectivas do setor 

Marcos Ferreira do Nascimento - Abiplast 

 Preview dos principais tópicos que serão abordados na Feira K-Trade em outubro de 2022

Prof. Dr.-Ing. Reinhard Schiffers /Engenheiro de Design e Maquinas da industria de plástico / Alemanha

A palestra falará sobre o que será apresentado no aniversário de 70 anos da K-Trade Fair em Dusseldorf. Além da mais recente tecnologia de máquinas e controles, o foco será nos tópicos de economia circular, digitalização e proteção climática. Neste contexto, será também necessário olhar para as questões políticas e os seus efeitos.

 Perguntas e Respostas 

 9h50 - 10h20 - Coffee-Break 

  10h20 - 12h40  

 Avançando na sustentabilidade 
Regiane Dutra, Desenvolvedora de Aplicações para o Brasil e Costa do Pacífico / Brasil / Laura Martinelli - Desenvolvedora de Aplicações e Clientes da América do Sul  / Brasil / ExxonMobil 


A ExxonMobil está tomando medidas para possibilitar uma economia circular para plásticos, oferecendo soluções de reciclagem de plástico e aumentando a oferta de plásticos circulares certificados. Nesta apresentação, fornecerão uma visão geral do que estão fazendo para ajudar a promover a sustentabilidade e do papel como veem as tecnologias avançada e mecânica de reciclagem desempenhando para criar uma economia circular dos plásticos.
Com a prevalência e importância da reciclagem mecânica atualmente na América Latina, focarão a apresentação no cenário de reciclagem mecânica da região e discutirão de várias abordagens adotadas com uso de ativos para compatibilizar misturas de PP/PE e sua reciclagem pós-consumo, e alguns exemplos de aplicação.

 Os desafios e as soluções para o ciclo fechado de embalagens PCR (PET-PS-PP-PE) 

Andres F. Grunewald / Diretor Gneuss Latinoamericana / Brasil

O desenvolvimento de novas tecnologias permite hoje atender ao mercado de embalagens com o uso de rejeitos pós consumo em contato direto com alimentos. Hoje, é real o uso de materiais pós consumo oriundo de embalagens de diversos polímeros na fabricação de novas embalagens. Inicialmente , a tecnologia presente somente permitia a para reciclagem de garrafas em PET, convertendo-as em novas garrafas ou em embalagens alimentícias termoformadas. Atualmente, a tecnologia permite a fabricação de embalagens alimentícias a partir de rejeitos pós consumo de PS, PP e PE a partir de uma reciclagem puramente mecânica.

 

Desafios:

  • Coleta

  • Valorização de rejeitos

  • Processos de lavagem

  • Descontaminação grau alimentício

  • Casos práticos

 Melhorias da qualidade de plásticos recicláveis 

Manuela Feuerstein / Gerente de Vendas / Eisbär / Áustria

Quando falamos de reciclagem de plásticos, temos que enfrentar diferentes questões para alcançar uma melhoria e atualização dos produtos. Os sistemas Eisbär são especializados em reciclagem de PP e PET. As embalagens pós-consumo de PEAD ficam com um certo odor, que não desaparece após a regranulação. Juntamente com a Erema, a Eisbär desenvolveu um Sistema chamado "Refresher", que é capaz de remover quase completamente os odores presents nestas embalagens. Além disso, a Eisbär está fornecerá expertise para processos de reciclagem de PET para PET e mostrará alguns insights e truques sobre cristalização e secagem.

 Perguntas e Respostas 

 12h40 - 14h20 - Almoço 

  14h20 - 18h  

 Desafios e soluções de plásticos reciclados em moldagem por injeção 

Klaus Fellner / Consultor Interno de Economia Circular e Reciclagem / ENGEL 

Novas tecnologias e otimização de processos oferecem oportunidades no uso de materiais de reciclagem. A palestra fornece respostas para as seguintes perguntas: Que tipo de reciclagem de plástico pode ser usado na moldagem por injeção? Quais tecnologias estão disponíveis para o processamento de materiais de reciclagem em uma máquina de injetora? Como aumentar a quantidade de material de reciclagem e a reciclabilidade de um produto? Será dada uma perspectiva do material reciclado no negócio de moldagem por injeção.

 O composto direto traz novas oportunidades para a economia circular e a indústria de moldagem por injeção plástica? 

Franz-Xaver Keilbach / Gerente de Produto Global de Economia Circular / KraussMaffei / Alemanha


Para moldagem por injeção, reciclados lavados ou resíduos plásticos com contaminações limitadas são o material de entrada perfeito para soluções de composição direta. Desenvolvidos pela KraussMaffei, os sistemas combinam extrusão e moldagem por injeção. Duas plataformas de máquinas diferentes permitem a produção de caixas pequenas até paletes grandes e pesadas. Além da sustentabilidade, a substituição de custos adicionais para composição do polímero é um benefício importante. Em pouco tempo, o operador reduz despesas notáveis.

 Soluções práticas e eficientes com recursos sustentáveis para produção em moldagem por injeção 
Eng. Philipp Lenzinger / Gerente de vendas regional / Wittmann Battenfeld GmbH / Áustria


Como os custos de produção podem ser reduzidos devido ao aumento dos custos das matérias-primas? Quais são as vantagens adicionais de se buscar atualmente novas tecnologias em moldagem por injeção, e quais soluções estão disponíveis em termos de economia de energia no processo de produção?
Tecnologias comprovadas em combinação com soluções práticas podem trazer economias de matérias primas na moldagem por injeção. Uma visão geral das possibilidades que temos hoje para garantir uma produção eficiente com recursos sustentáveis e economia de energia, alinhada com a mais alta produtividade e qualidade.

 Extrusoras de rosca dupla permitem alta qualidade e alta quantidade para plásticos reciclados 
Franz-Xaver Keilbach / Gerente de Produto Global de Economia Circular / KraussMaffei / Alemanha


A economia circular procura cada vez mais recicláveis de alta qualidade. Além dos processos de reciclagem química ou soluções comparáveis, a reciclagem mecânica também é capaz de atingir altas expectativas em relação a esses requisitos. A extrusora de dupla rosca oferece a oportunidade de reciclar resíduos de polímeros e adicionar cargas ou aditivos na mesma máquina. A máquina garante altos parâmetros mecânicos e homogeneidade na cor e no material. Hoje em dia até o controle automático do desvio de cor é possível. Com agentes de stripping e dispositivos de desgaseificação, os voláteis malcheirosos podem ser reduzidos massivamente.

 Soluções para trituração e moagem de materiais plásticos                                                                 

André Luis Lavignati - Diretor - TRIA do Brasil


Sistema de recuperação de materiais termoplásticos pós industriais in-line com linhas produtivas, off-line, sistemas de trituração e moagem de materiais plásticos pós consumo. O que é necessário para se obter uma moagem de qualidade e com total reaproveitamento dos materiais.

 Perguntas e Respostas 

29 de junho

  8h30 - 10h10  

 Vantagens da digitalização no processo de moldagem por injeção 
Eng. Philipp Lenzinger / Gerente de vendas regional / Wittmann Battenfeld GmbH / Áustria


Todo mundo está falando sobre Digitalização e Indústria 4.0 na atualidade. Mas quais soluções já estão em prática no mercado e quais oportunidades as novas tecnologias oferecerão no futuro?
Esta apresentação irá possibilitar uma visão geral das soluções atuais para digitalização na
moldagem por injeção, e como elas podem ajudar no processo. Também irá tratar das vantagens de uma rede completa de célula de produção e como um software MES, especialmente desenvolvido, permite que a interface entre homem e máquina faça o melhor uso de tempo e dos recursos.

 Inteligência artificial na moldagem por injeção - O futuro da aprendizagem de máquina 
Dr. Thorsten Thümen / Diretor Sênior de Tecnologia / Sumitomo (SHI) Demag / Alemanha

 

  • Breve visão geral das tendências do mercado global em moldes por injeção, áreas de crescimento, materiais e tendências de processamento.

  • Explorar as vantagens e os desafios da implementação de técnicas de Machine Learning (ML) em um ambiente de fábrica inteligente.

  • Examinar como a IA pode ajudar a otimizar o processo de injeção para oferecer maior qualidade e resultado, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de intervenção de pessoas qualificadas.

  • Uma explicação das tecnologias e técnicas facilitadoras que tornam isso possível, além de considerar os problemas e as armadilhas.

 Perguntas e Respostas 

 10h10 - 10h40 - Coffee-Break 

  10h40 - 12h20  

 Como soluções digitais apoiam de forma consistente o transformador na injeção de     plástico  

Hannes Zach / Sales Manager Digital Solutions / ENGEL 

Digitalização é uma grande palavra de ordem. Porque o transformador por injeção de plástico deveria se interessar nesse tema? Nós vamos mostrar com base em exemplos práticos como as soluções digitais da ENGEL ajudam os transformadores por injeção de plástico nas diversas fases do processo, como design, tryout, produção e Manutenção. Aproveitem a oportunidade para se informar de como podem otimizar e melhorar a sua produção.

 Gerenciando Soluções Digitais e como a digitalização apoia a economia circular 

Benjamin Franz / Gerente Senior de Soluções Digitais / ARBURG / Alemanha
Stephan Reich  / Diretor de TI e Soluções Digitais
/ ARBURG / Alemanha

  • O que significa exatamente Digitalização.

  • Que benefícios pode trazer para sua empresa .

  • Como a digitalização pode apoiar a economia circular.

  • Quais inovações em maquinas e tecnologias de controle serão fundamentais para digitalizar seu processo.

 Perguntas e Respostas 

 12h20 - 14h - Almoço 

 14h - 18h  

 Sistemas de Inspecão visual para Tampas, Pré-formas, Garrafas; solução digital "Conceito de fábrica" 
George Kobel / Gerente da Área de Vendas na América do Sul 


IMD oferecer soluções para sistemas de monitorização e inspeção OFF and -IN-LINE - para tecnologia de moldagem por injeção, compressão ou sopro em linhas. Para linhas existentes ou novas, permitindo ciclo fechado e tempo de reação curto. Permite produção e aplicações para a indústria 4.0. software de aplicação Neuron - IoT para economia circular net zero.

 Conectividade fabril, o futuro da moldagem por injeção 
Jeziel de Oliveira / Gerente Técnico / Brasil / ARBURG / Brasil

  • Conceitos de conectividade.

  • Conectando máquinas sem interfaces modernas.

  • IIoT-Gateway como o caminho para "Conected Services".

  • Interface OPC-UA.

 Resolvendo problemas antes deles acontecerem, aos olhos da Industria 4.0 
Daniel Carrillo  / Gerente de vendas da América Latina / INTRAVIS / EUA


A tecnologia de inspeção desempenha um papel vital na indústria de embalagens plásticas para evitar erros ou contaminação do produto, o que pode resultar em altos custos e danos às marcas, mas o que os sistemas de inspeção trazem quando se trata da indústria 4.0? O sistema explora inovações na inspeção de embalagens plásticas com tecnologia de visão e a importância dos dados do processo para fechar o ciclo e oferecer a possibilidade única de o sistema de inspeção impulsionar a otimização do processo.

 Perguntas e Respostas 

 Ganho de produtividade na troca rápida de moldes 

Genivaldo Batista / Coordenador de Negócios para a Indústria do Plástico / Staubli / Brasil

 

Diminuir o tempo de setup para melhorar a produtividade tem sido um dos grandes desafios da atividade industrial nas últimas décadas. Esta apresentação é uma oportunidade para enriquecer o seu conhecimento sobre novas tecnologias da indústria do plástico e conhecer ainda mais sobre diversos elementos alinhados às tendências da nova manufatura digital.

 

 Coffee-Break